Quem segue a Crudo no Instagram já viu que postamos várias músicas que falam sobre comidas, porque a comida vai além do prato. Em filmes, séries, livros, quadros e canções, podemos encontrar alimentos sendo mencionados como uma metáfora para sentimentos e situações, ou então sendo homenageados por um artista.
A Tramontina, em parceria com o Spotify, quis aproximar ainda mais essa relação da comida com a arte, e criou um algoritmo que transforma músicas em receitas. No site Sabor da Música, você pode escolher sua canção favorita e gerar uma receita a partir dela. O projeto usa o conceito de sinestesia – o cruzamento de sensações – e a inteligência artificial para tornar isso possível.
Os envolvidos no projeto criaram uma série de parâmetros que ligam a música com o alimento: a duração indica a quantidade de ingredientes; uma música mais ou menos dançante indica a temperatura; a energia da canção é relacionada com a densidade e a textura do prato; a positividade indica o nível de amargor ou acidez; e por fim, as notas musicais dão conta da harmonização dos ingredientes.
Com parâmetros definidos e notas atribuídas a cada um deles, um programador desenvolveu um algoritmo que rapidamente lê as características de cada música e gera uma receita a partir dela – e, claro, indica qual é a melhor panela para preparar o prato. São 44 milhões de combinações possíveis que o programa gera, e nenhuma receita é aleatória, pois o prato precisa fazer sentido.
Além de um projeto de marketing, ideias como essas mostram como a relação entre alimentos e a cultura é forte. Outras marcas do mercado de A&B também já se juntaram com o Spotify, como o KFC, que criou uma playlist de hip hop com músicas que mencionam a marca – Bucket Bangers.
A Starbucks também fez uma parceria com o Spotify em 2015 por meio do seu programa de fidelidade, o Starbuck Rewards. Clientes fiéis da rede de cafés podem usar seus pontos para criar playlists personalizadas para ouvir enquanto estiverem tomando um cappuccino.
Outra ação recente com a plataforma de streaming veio do McDonald’s. A rede de fast food criou uma série de playlists para se ouvir enquanto come batata frita, e para acessá-las você utiliza das próprias batatas. É só posicionar as batatinhas na bandeja que elas criam um código que levam até a playlist.
Comemos ouvindo música nos restaurantes, cozinhamos ao som de uma playlist em casa. Está bem claro que música combina com comida. Não podemos deixar de falar aqui da nossa própria playlist, a Comida Além do Prato.
Qual é a trilha sonora do seu prato favorito?
Excellent article. Keep posting such kind of info on your page.
Im really impressed by your site.
Hello there, You have performed a fantastic job.
I will definitely digg it and for my part suggest to my friends.
I’m sure they will be benefited from this web site. https://Rominvenice.com/2019/03/22/venice-fashion-week-spring-edition-27-30-marzo-2019/
Thank you! 🙂