Você vai querer essa panela depois de ler este post

Você vai querer essa panela depois de ler este post

Inovações nos utensílios domésticos podem provocar revoluções na cozinha e na nossa vida. Imagina então uma panela que faz tudo por você?

Não é à toa que a panela elétrica Instant Pot foi o utensílio mais vendido nos EUA durante a promoção Prime Day da Amazon: é uma panela de pressão, prepara arroz, faz cozimento lento, refoga, cozinha a vapor, aquece e ainda faz iogurte. Só falta lavar a roupa e limpar o chão da casa para ser perfeita.

Criada por Robert Wang e Yi Qin, formados em ciências da computação, essa “panela mágica” está no mercado desde 2010, e nos últimos três anos já vendeu 5 milhões de unidades, segundo a CNBC. Wang diz que a ideia surgiu por conta da necessidade de preparar alimentos saudáveis em um mundo no qual a rotina de trabalho e a criação dos filhos ocupa a maior parte do tempo: “e se houvesse uma máquina inteligente o bastante para automatizar todo o processo de cozimento para nós?”.

“e se houvesse uma máquina inteligente o bastante para automatizar todo o processo de cozimento para nós?”

Com dez modelos diferentes, uma Instant Pot custa entre $50 e $150 – aqui no Brasil encontramos lugares vendendo o utensílio por volta de R$ 4.000.

Hoje a comunidade de “instant potters” conta com milhões de membros pelo mundo. Com grupos no Facebook para troca de dicas e receitas, perfis no Instagram e Pinterest, a febre da panela invadiu também os livros de culinária: dos dez títulos mais vendidos na Amazon, dois eram de receitas exclusivas para a Instant Pot.

Robert Wang e sua invenção: a Instant Pot.

Essa revolução da cozinha doméstica vai chegar nas cozinhas profissionais? Segundo uma matéria da Bloomberg, isso ainda vai demorar. Alguns chefs já usam a Instant Pot para poupar tempo na preparação de pratos simples, mas a marca ainda não conta com dispositivos com capacidade de suprir as necessidades de um restaurante – sua maior versão comporta apenas 7,5 litros. Yi Qin, co-fundador da empresa, diz que as panelas estão certificadas apenas para uso doméstico, mas já estão estudando a possibilidade de projetar modelos profissionais.

No vídeo, Robert Wang conta um pouco mais da história da Instant Pot.

Será que a Instant Pot vai dominar o mundo das panelas? Como a tecnologia está impactando o modo com que nos relacionamos com a comida? Adoraríamos testar para dar respostas a essas perguntas, mas por enquanto vamos ficar apenas sonhando com essa panela-faz-tudo. ?

a crudo é uma consultoria especializada no universo de hospitalidade, alimentos & bebidas. analisamos comportamentos e identificamos tendências para que nossos clientes ofereçam experiências únicas e relevantes.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *